Neste projecto foram planeadas diversas actividades, referentes ao tema “Outras Crianças do Mundo”, explorando assim de várias formas as diferentes raças com o grupo de crianças de três anos. Em conversa com a educadora para nos inteirar dos temas em desenvolvimento foi nos dada a oportunidade de escolher um ou mais valores para trabalhar embora estes tenham vindo a ser tratados anteriormente, dada a importância que têm na formação integral da criança, um estudo efectuado por Minard (1931), indica que “as atitudes raciais se formam durante os primeiros anos de vida.” Foi eleito o valor “respeito”, tendo como objectivo ajudar as crianças a desenvolver atitudes positivas em relação às pessoas dos vários grupos raciais.
Foi dada grande atenção aos momentos de transição (ver galeria de fotos figuras 1, 2 e 3); “As transições são importantes porque criam uma atmosfera para a experiência subsequente.” Para isso programámos jogos, canções, pequenas histórias e outras actividades tendo em conta as necessidades das crianças. “As transições bem planeadas fazem muitas vezes a diferença entre um dia difícil e um dia que se passa de forma suave, tanto para as crianças como para os adultos.” Tentámos tornar estes momentos tão calmos e interessantes quanto possível.
Referências:
Spodek B. (2002). Manual de Investigação em Educação de Infância. Editora. Fundação Calouste Gulbenkian.
Hohmann M. & Weikart P. D. (2003). Educar a Criança (2ºedição). Editora. Fundação Calouste Gulbenkian.
Sem comentários:
Enviar um comentário