terça-feira, 26 de maio de 2009

Enquadramento teórico do nosso projecto (1.ª fase)

Neste projecto foram planeadas diversas actividades, referentes ao tema “Outras Crianças do Mundo”, explorando assim de várias formas as diferentes raças com o grupo de crianças de três anos. Em conversa com a educadora para nos inteirar dos temas em desenvolvimento foi nos dada a oportunidade de escolher um ou mais valores para trabalhar embora estes tenham vindo a ser tratados anteriormente, dada a importância que têm na formação integral da criança, um estudo efectuado por Minard (1931), indica que “as atitudes raciais se formam durante os primeiros anos de vida.” Foi eleito o valor “respeito”, tendo como objectivo ajudar as crianças a desenvolver atitudes positivas em relação às pessoas dos vários grupos raciais.
Foi dada grande atenção aos momentos de transição (ver galeria de fotos figuras 1, 2 e 3); “As transições são importantes porque criam uma atmosfera para a experiência subsequente.” Para isso programámos jogos, canções, pequenas histórias e outras actividades tendo em conta as necessidades das crianças. “As transições bem planeadas fazem muitas vezes a diferença entre um dia difícil e um dia que se passa de forma suave, tanto para as crianças como para os adultos.” Tentámos tornar estes momentos tão calmos e interessantes quanto possível.


Referências:


Spodek B. (2002). Manual de Investigação em Educação de Infância. Editora. Fundação Calouste Gulbenkian.

Hohmann M. & Weikart P. D. (2003). Educar a Criança (2ºedição). Editora. Fundação Calouste Gulbenkian.

Sem comentários:

Enviar um comentário