sábado, 23 de maio de 2009

Enquadramento teórico do nosso projecto (2.ª fase)

Este projecto teve como tema “A Primavera”. Surgiu após nos inteirarmos, junto da educadora, do que estava ou podia ser trabalhado, nesta semana. Nesta prática pedagógica foi-nos proposto dar relevo à interacção família/escola “…os efeitos das experiências pré-escolares são fortalecidos quando são alargados e reforçados em casa, sendo as aprendizagens nestes dois contextos complementares e transferíveis.”
Dentro das actividades planeadas neste projecto destacamos uma actividade de expressão plástica (decoração de uma flor, ver galeria de fotos figuras 9 e 10) para ser decorada em casa com a ajuda dos pais, foi pedida a contribuição com uma semente para a sua plantação e a futura observação das fases da germinação e foi feito um convite aos pais para um encontro informal onde puderam observar uma apresentação de fotos em vídeo do ambiente escolar vivido na nossa prática pedagógica ao longo do ano (ver actividade com os pais - vídeo). “O envolvimento dos pais afecta significativamente tanto o comportamento dos pais como o desenvolvimento e a educação dos filhos.”
Houve uma boa resposta ao convite, comparecendo 18 encarregados de educação e todos participaram nas actividades propostas mostrando, assim, o seu interesse e compromisso que têm com os seus filhos.

Referências:

Hohmann M. & Weikart P. D. (2003). Educar a Criança (2ºedição). Editora. Fundação Calouste Gulbenkian.

F. Maria. (2004). Projecto Mais-Pais. Editora. Fundação Calouste Gulbenkian.

Sem comentários:

Enviar um comentário