terça-feira, 26 de maio de 2009

Descrição das actividades (1.ª fase)

Actividade dia 2 de Março: História: “Outras Crianças do Mundo!”:

Este foi o nosso primeiro dia de prática, relembrámos nomes com as crianças e explicámos que estávamos de volta. Antes do lanche, houve uma conversa no tapete em que foi recordado o que havia sido feito na última vez que lá tínhamos estado e as crianças mostraram-nos os trabalhos novos e ainda cantaram algumas canções e poesias que tinham aprendido. Depois do lanche iniciámos a actividade do dia, que consistiu na apresentação da história “Outras Crianças do Mundo”, tendo o objectivo de desenvolver a capacidade de memorização e concentração das crianças, fomentando a sua curiosidade. Esta história aborda algumas raças, dá a conhecer às crianças as suas características e costumes. Após o seu conto, as crianças elaboraram um desenho sobre a personagem que mais gostou na história (ver galeria de fotos figura 4 e 5). Todas as crianças acompanharam bem a história e relativamente ao desenho, a Cátia, uma das personagens de raça negra, foi a mais desenhada pelo grupo.

Actividade dia 3 de Março: Elaboração de um planisfério:

Após todo o grupo acordar, a transição para o lanche foi feita com a história: “Os três Porquinhos”, cantigas cantadas por escolha do grupo e foi feito o jogo “O rei manda”. A actividade escolhida para o dia foi iniciada com uma breve apresentação do Mundo, continentes e oceanos através de um atlas infantil. Identificámos os continentes onde viviam algumas das personagens da história contada no dia anterior. Foi explicado ao grupo que iria ser feito, a pintura dos continentes e oceanos (ver galeria de fotos figura 6 e 7). As crianças foram divididas em dois grupos para executar este trabalho, à medida que estes terminavam a sua actividade arrumavam e iam buscar uma história ou um jogo, enquanto os restantes grupos terminavam a actividade. Todas as crianças perceberam em que é que trabalharam e exprimiram algum do novo vocabulário adquirido.


Actividade dia 4 de Março: Pintura e decoração das personagens da história:

A transição para o lanche foi novamente tratada, recordando a história apresentada no primeiro dia de Prática Pedagógica “Outras crianças do Mundo” e também foi contada a história “Os quadradinhos” (elaborada na cadeira de Expressão Plástica no 2ºano). Porque o grupo regressou à sala um pouco irrequieto, foi feito no tapete um jogo de imitação para apelar à concentração do mesmo. Foi explicado e dado início à actividade central do dia, a decoração de algumas das personagens da história apresentada, utilizando vários materiais (ver galeria de fotos figura 8 e 9). Todas as crianças conseguiram identificar as personagens e suas características, elaboraram-nas de melhor forma, conforme terminavam a sua actividade ocupavam-se com uma história ou jogo à sua escolha.


Actividade dia 5 de Março: Elaboração de um placar sobre as outras crianças do Mundo:

Neste dia a transição para o lanche foi feita pela educadora cooperante, visto que nem todas as crianças no dia anterior tiveram a oportunidade de executar a actividade central, criando assim um grupo com estes de maneira a executarem a actividade. Posteriormente ao lanche foi explicado o que pretendia ser feito, a elaboração de um placar alusivo às diferentes crianças do Mundo. As crianças foram divididas em dois grupos, enquanto um elaborava o planisfério (colavam os continentes no azul dos oceanos), o restante grupo ficou no tapete a identificar diversos tipos de imagens (contrários, formas e cores). Deu-se uma troca de grupos, ficando o primeiro a ouvir uma história e o outro a dar continuidade à execução do placar, distribuindo as diferentes figuras da história pelo planisfério (ver galeria de fotos figura 10). Todas as crianças participaram na actividade, recordaram a história, as características das personagens e aspectos apreendidos nas actividades dos dias anteriores.

Actividade dia 6 de Março: Elaboração de uma boneca de trapo de raça negra:

Foi iniciada a transição para o lanche preparando todo o grupo para a extra-curricular de educação física. Após esta aula e a ida ao recreio, deu-se o regresso formando dois grupos com as crianças. Umas procuraram diferentes raças em revistas, rasgando-as e fazendo uma colagem com as mesmas (ver galeria de fotos figuras 11 e 12) e outras ficaram na elaboração da boneca de trapo, explorando as suas características (ver galeria de fotos figuras 13 e 14), intercalando-se entre si os dois grupos. Após ter sido elaborada a boneca foi eleito um nome para a nova amiga que foi inserida na sala para ser cuidada e utilizada quando quisessem. Todas as crianças já demonstravam os conhecimentos adquiridos ao longo da semana e aplicavam o novo vocabulário.

Sem comentários:

Enviar um comentário