terça-feira, 26 de maio de 2009

Surgimento do nosso Blog

Este blog ocorre, no âmbito da cadeira de Prática Pedagógica IV do ano lectivo 2008/2009, inserida na Licenciatura em Educação de Infância (3.ºano), leccionada pela docente Guida Mendes. Pretende mostrar o nosso trabalho efectuado no infantário “O Girassol”, pelas alunas Joana Gomes e Susana Lucas, da Universidade da Madeira, orientada pela educadora cooperante Manuela Ramos e posto em prática com as crianças da Primeira Sala dos Três Anos. Nele apresentamos os nossos projectos, as planificações, a descrição das actividades, galeria de fotos, entre outros!



Joana Gomes

Susana Lucas

Caracterização do Infantário

Infantário "O Girassol":


O Infantário “O Girassol”, fica situado na rua da África do Sul, Bairro da Nazaré, freguesia de São Martinho na Madeira. Existem duas valências: a valência Creche e a valência Jardim-de-Infância. O horário de funcionamento geral da instituição é das 8.00 às 18.30 horas. O funcionamento do Infantário é assegurado por pessoal docente e não docente. A instituição dispõe de oito salas de actividades, uma sala parque (dirigida à valência Creche), uma sala polivalente (dirigida à valência Jardim-de-Infância), dois gabinetes de trabalho, lavandaria, três arrecadações, duas dispensas, copa, copa de leites, refeitório, dois W.C. para adultos, outros dois para crianças e uma sala de convívio para o pessoal da instituição.


Referências:


Equipa Técnica do Infantário. (2006/09). Projecto Educativo Infantário-O Girassol. Funchal

Equipa Técnica do Infantário. (2006). Regulamento Interno Infantário-O Girassol. Funchal

Caracterização da sala e do grupo de crianças

Caracterização da sala:

É uma sala ampla com arejamento e luminosidade feita através de três janelas. Existe um tapete onde se reúnem, armários para acondicionar os diversos materiais fora do alcance das crianças assim como prateleiras para os jogos e brinquedos de livre acesso, uma bancada e polibã para a higiene necessária. Existem as áreas da biblioteca, da garagem e da casinha das bonecas. No centro da sala estão as mesas de trabalho, nas paredes tem espaço para placares e há uma porta de acesso directo ao recreio exterior. Todas as crianças têm um cabide identificado no exterior da sala.

Caracterização das crianças:

O grupo da Primeira Sala dos Três Anos é composto por 20 crianças, 10 raparigas e 10 rapazes nascidos no ano de 2005. A maioria vive na freguesia de S. Martinho na Madeira, são filhos de pais com nível de escolarização baixo (1ºciclo) e com 30% do universo de 40 pais desempregados. É um grupo similar no seu desenvolvimento, são crianças activas, curiosas, relacionam-se bem entre si e adultos e mostram-se interessadas em qualquer actividade que lhes é proposta.


Referências:


Equipa Técnica do Infantário. (2006/09). Projecto Educativo Infantário-O Girassol. Funchal


Equipa Técnica do Infantário. (2006). Regulamento Interno Infantário-O Girassol. Funchal

Enquadramento teórico do nosso projecto (1.ª fase)

Neste projecto foram planeadas diversas actividades, referentes ao tema “Outras Crianças do Mundo”, explorando assim de várias formas as diferentes raças com o grupo de crianças de três anos. Em conversa com a educadora para nos inteirar dos temas em desenvolvimento foi nos dada a oportunidade de escolher um ou mais valores para trabalhar embora estes tenham vindo a ser tratados anteriormente, dada a importância que têm na formação integral da criança, um estudo efectuado por Minard (1931), indica que “as atitudes raciais se formam durante os primeiros anos de vida.” Foi eleito o valor “respeito”, tendo como objectivo ajudar as crianças a desenvolver atitudes positivas em relação às pessoas dos vários grupos raciais.
Foi dada grande atenção aos momentos de transição (ver galeria de fotos figuras 1, 2 e 3); “As transições são importantes porque criam uma atmosfera para a experiência subsequente.” Para isso programámos jogos, canções, pequenas histórias e outras actividades tendo em conta as necessidades das crianças. “As transições bem planeadas fazem muitas vezes a diferença entre um dia difícil e um dia que se passa de forma suave, tanto para as crianças como para os adultos.” Tentámos tornar estes momentos tão calmos e interessantes quanto possível.


Referências:


Spodek B. (2002). Manual de Investigação em Educação de Infância. Editora. Fundação Calouste Gulbenkian.

Hohmann M. & Weikart P. D. (2003). Educar a Criança (2ºedição). Editora. Fundação Calouste Gulbenkian.

Planificações (1.ª fase)

Na planificação das actividades foi tido em conta, quanto possível, os acontecimentos que têm significado para as crianças no presente, as suas vivências e interesses para que o seu envolvimento, tanto em grupo como individualmente contribua para o desenvolvimento das suas competências. No seguinte link expomos as planificações referentes à prática pedagógica da semana de Março.

Descrição das actividades (1.ª fase)

Actividade dia 2 de Março: História: “Outras Crianças do Mundo!”:

Este foi o nosso primeiro dia de prática, relembrámos nomes com as crianças e explicámos que estávamos de volta. Antes do lanche, houve uma conversa no tapete em que foi recordado o que havia sido feito na última vez que lá tínhamos estado e as crianças mostraram-nos os trabalhos novos e ainda cantaram algumas canções e poesias que tinham aprendido. Depois do lanche iniciámos a actividade do dia, que consistiu na apresentação da história “Outras Crianças do Mundo”, tendo o objectivo de desenvolver a capacidade de memorização e concentração das crianças, fomentando a sua curiosidade. Esta história aborda algumas raças, dá a conhecer às crianças as suas características e costumes. Após o seu conto, as crianças elaboraram um desenho sobre a personagem que mais gostou na história (ver galeria de fotos figura 4 e 5). Todas as crianças acompanharam bem a história e relativamente ao desenho, a Cátia, uma das personagens de raça negra, foi a mais desenhada pelo grupo.

Actividade dia 3 de Março: Elaboração de um planisfério:

Após todo o grupo acordar, a transição para o lanche foi feita com a história: “Os três Porquinhos”, cantigas cantadas por escolha do grupo e foi feito o jogo “O rei manda”. A actividade escolhida para o dia foi iniciada com uma breve apresentação do Mundo, continentes e oceanos através de um atlas infantil. Identificámos os continentes onde viviam algumas das personagens da história contada no dia anterior. Foi explicado ao grupo que iria ser feito, a pintura dos continentes e oceanos (ver galeria de fotos figura 6 e 7). As crianças foram divididas em dois grupos para executar este trabalho, à medida que estes terminavam a sua actividade arrumavam e iam buscar uma história ou um jogo, enquanto os restantes grupos terminavam a actividade. Todas as crianças perceberam em que é que trabalharam e exprimiram algum do novo vocabulário adquirido.


Actividade dia 4 de Março: Pintura e decoração das personagens da história:

A transição para o lanche foi novamente tratada, recordando a história apresentada no primeiro dia de Prática Pedagógica “Outras crianças do Mundo” e também foi contada a história “Os quadradinhos” (elaborada na cadeira de Expressão Plástica no 2ºano). Porque o grupo regressou à sala um pouco irrequieto, foi feito no tapete um jogo de imitação para apelar à concentração do mesmo. Foi explicado e dado início à actividade central do dia, a decoração de algumas das personagens da história apresentada, utilizando vários materiais (ver galeria de fotos figura 8 e 9). Todas as crianças conseguiram identificar as personagens e suas características, elaboraram-nas de melhor forma, conforme terminavam a sua actividade ocupavam-se com uma história ou jogo à sua escolha.


Actividade dia 5 de Março: Elaboração de um placar sobre as outras crianças do Mundo:

Neste dia a transição para o lanche foi feita pela educadora cooperante, visto que nem todas as crianças no dia anterior tiveram a oportunidade de executar a actividade central, criando assim um grupo com estes de maneira a executarem a actividade. Posteriormente ao lanche foi explicado o que pretendia ser feito, a elaboração de um placar alusivo às diferentes crianças do Mundo. As crianças foram divididas em dois grupos, enquanto um elaborava o planisfério (colavam os continentes no azul dos oceanos), o restante grupo ficou no tapete a identificar diversos tipos de imagens (contrários, formas e cores). Deu-se uma troca de grupos, ficando o primeiro a ouvir uma história e o outro a dar continuidade à execução do placar, distribuindo as diferentes figuras da história pelo planisfério (ver galeria de fotos figura 10). Todas as crianças participaram na actividade, recordaram a história, as características das personagens e aspectos apreendidos nas actividades dos dias anteriores.

Actividade dia 6 de Março: Elaboração de uma boneca de trapo de raça negra:

Foi iniciada a transição para o lanche preparando todo o grupo para a extra-curricular de educação física. Após esta aula e a ida ao recreio, deu-se o regresso formando dois grupos com as crianças. Umas procuraram diferentes raças em revistas, rasgando-as e fazendo uma colagem com as mesmas (ver galeria de fotos figuras 11 e 12) e outras ficaram na elaboração da boneca de trapo, explorando as suas características (ver galeria de fotos figuras 13 e 14), intercalando-se entre si os dois grupos. Após ter sido elaborada a boneca foi eleito um nome para a nova amiga que foi inserida na sala para ser cuidada e utilizada quando quisessem. Todas as crianças já demonstravam os conhecimentos adquiridos ao longo da semana e aplicavam o novo vocabulário.

sábado, 23 de maio de 2009

Galeria de fotos (1.ª fase)

Transição feita entre a rotina da sala e actividades:

(Fig. 1)

(Fig. 2)

(Fig. 3)

Elaboração de um desenho sobre a personagem preferida:

(Fig. 4)

(Fig. 5)

Elaboração de um planisfério:

(Fig. 6)

(Fig. 7)

Pintura e decoração das personagens da história:

(Fig. 8)

(Fig. 9)

Elaboração de um placar sobre as outras crianças do Mundo:

(Fig. 10)

Procura e colagem de diferentes raças:

(Fig. 11)

(Fig. 12)

Elaboração de uma boneca de trapo de raça negra:

(Fig. 13)

(Fig. 14)

Enquadramento teórico do nosso projecto (2.ª fase)

Este projecto teve como tema “A Primavera”. Surgiu após nos inteirarmos, junto da educadora, do que estava ou podia ser trabalhado, nesta semana. Nesta prática pedagógica foi-nos proposto dar relevo à interacção família/escola “…os efeitos das experiências pré-escolares são fortalecidos quando são alargados e reforçados em casa, sendo as aprendizagens nestes dois contextos complementares e transferíveis.”
Dentro das actividades planeadas neste projecto destacamos uma actividade de expressão plástica (decoração de uma flor, ver galeria de fotos figuras 9 e 10) para ser decorada em casa com a ajuda dos pais, foi pedida a contribuição com uma semente para a sua plantação e a futura observação das fases da germinação e foi feito um convite aos pais para um encontro informal onde puderam observar uma apresentação de fotos em vídeo do ambiente escolar vivido na nossa prática pedagógica ao longo do ano (ver actividade com os pais - vídeo). “O envolvimento dos pais afecta significativamente tanto o comportamento dos pais como o desenvolvimento e a educação dos filhos.”
Houve uma boa resposta ao convite, comparecendo 18 encarregados de educação e todos participaram nas actividades propostas mostrando, assim, o seu interesse e compromisso que têm com os seus filhos.

Referências:

Hohmann M. & Weikart P. D. (2003). Educar a Criança (2ºedição). Editora. Fundação Calouste Gulbenkian.

F. Maria. (2004). Projecto Mais-Pais. Editora. Fundação Calouste Gulbenkian.

Planificações (2.ª fase)

Na planificação das actividades foi tido em conta, quanto possível, os acontecimentos que têm significado para as crianças no presente, as suas vivências e interesses para que o seu envolvimento, tanto em grupo como individualmente contribua para o desenvolvimento das suas competências. No seguinte link expomos a planificação referente à prática pedagógica da semana de Abril.

Descrição das actividades (2.ª fase)

Actividade dia 20 de Abril: Dramatização “O meu Jardim”:

Este foi o nosso primeiro dia de prática pedagógica, após termos estado na instituição no mês de Março. Após o recreio foi posta em prática a actividade central do dia, a dramatização “O meu jardim” (ver galeria de fotos figuras 4 e 5), adaptação de um poema, que consistiu em abordar várias características da Primavera, tema escolhido para desenvolver na semana. Após a dramatização, explorámos com as crianças as personagens da mesma e as suas características, questionando o grupo sobre as mensagens ouvidas, fazendo assim com que fosse recontada a dramatização. Recolhemos também em forma de registo as características existentes na Primavera ditas pelas crianças e por fim foi lido um texto sobre a estação do ano a ser trabalhada (ver galeria de fotos figuras 1, 2 e 3). Todas as crianças acompanharam bem a dramatização e revelaram bastantes conhecimentos sobre a Primavera.

Actividade dia 21 de Abril: Construção da estrutura de uma flor:

Neste dia, a actividade central do dia trabalhada após o recreio foi a construção da estrutura de uma flor para ser decorada em casa com a participação dos pais a seu critério, visto que teríamos de trabalhar com a família. As crianças foram divididas em dois grupos, dentro de um grupo umas crianças pintavam, e outras elaboravam a estrutura da flor, alternando-se (ver galeria de fotos figuras 6, 7 e 8). Os dois grupos tiveram algum auxílio. As crianças que aguardavam a sua vez ficaram com a educadora cooperante a ouvir uma história. Todas as crianças participaram na actividade com relativa facilidade e perceberam porque estavam a executar a actividade, dizendo já como a iriam decorar com os pais.

Dia 22 de Abril: visita de estudo ao Madeira Magic:

Neste dia não nos foi possível efectuar a actividade planeada, visto o grupo ter feito uma visita de estudo ao Madeira Magic, a qual também tivemos oportunidade de acompanhar (ver galeria de fotos figuras 11, 12, 13 e 14).

Actividade dia 23 de Abril: Decoração de borboletas para um móbil:

Antes do lanche da manhã foi relembrado com o grupo a dramatização feita no início da semana e as características registadas sobre a Primavera. Após o diálogo com o grupo foi pedido que elaborassem um desenho livre sobre a Primavera (ver galeria de fotos figuras 15 e 16). Depois do lanche deu-se início à actividade central da manhã em que as crianças aos pares decoraram as borboletas, fazendo os seus olhos, nariz e boca e com guaches pintaram as suas asas com o dedo (ver galeria de fotos figuras 17, 18 e 19). As crianças que aguardavam a sua vez ficaram junto da educadora cooperante. Todas as crianças perceberam o que era para ser efectuado e qual a sua finalidade, escolhendo as cores e pintando cada um a sua borboleta com segurança.

Actividade dia 24 de Abril: Plantação de várias sementes e canção alusiva à Primavera: “O meu Jardim”:

Devido à vinda da Saúde Oral, a actividade da plantação foi efectuada antes do lanche, de maneira que esta fosse feita com calma. Foi explicado ao grande grupo o que iria ser feito e o porquê de terem trazido sementes de casa (contributo dos pais), foram identificadas as sementes trazidas, as fases da germinação das mesmas e do que necessitam para se desenvolverem (ver galeria de fotos figura 21). As crianças foram chamadas em grupos de 4 a 5 para colocarem na terra a sua semente (ver galeria de fotos figuras 22 e 23), ficando devidamente identificada, o restante grupo ouvia uma história. Depois do recreio e Saúde Oral foi ensinada a canção alusiva à Primavera “O meu jardim”, já dramatizada anteriormente. Todas as crianças participaram na plantação, identificando algumas das sementes que tinham trazido, sabendo também como a deveriam plantar e do que necessitava para o seu desenvolvimento. Todo o grupo reconheceu a canção após ouvi-la a primeira vez, lembrando-se da dramatização, aprenderam-na facilmente, foi também jogado o jogo do lenço com esta música (ver galeria de fotos figura 20).

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Galeria de fotos (2ª fase)

Texto e registo sobre a Primavera:


(Fig. 1)

(Fig. 2)

(Fig. 3)

Dramatização "O meu Jardim":

(Fig. 4)

(Fig. 5)

Construção da estrutura de uma flor (para ser decorada com os pais):

(Fig. 6)

(Fig.7)

(Fig. 8)

Decoração das flores pelos pais:

(Fig. 9)

(Fig. 10)

Visita ao Madeira Magic:

(Fig. 11)

(Fig. 12)

(Fig. 13)

(Fig. 14)

Elaboração de um desenho sobre a Primavera:

(Fig. 15)

(Fig. 16)

Decoração de borboletas para um móbil:

(Fig. 17)

(Fig. 18)

(Fig. 19)

Jogo do lenço com a música "O meu Jardim":

(Fig. 20)

Fases da germinação:

(Fig. 21)

Plantação de várias sementes:

(Fig. 22)

(Fig. 23)